O que é um site responsivo?

A melhor experiência em dispositivos móveis

Você já entrou em um resultado da Pesquisa Google no seu smartphone e acabou em uma página com um texto pequeno demais e links minúsculos, precisando rolar horizontalmente para ver todo o conteúdo? Isso geralmente acontece quando o site não foi otimizado para visualização em um dispositivo móvel. Essa experiência pode ser frustrante para os usuários que realizam pesquisas para dispositivos móveis, o que representa hoje mais de 30% dos visitantes.

Definição

Um site responsivo se adapta a todos os formatos de telas, reorganizando o conteúdo para uma melhor experiência do usuário.

Vantagens Competitivas

Além de proporcionar uma melhor experiência para o visitante, aumentando as chances de que ele se torne um cliente, tornar seu site responsivo ajuda a obter uma melhor posição nas buscas orgânicas do Google, que favorece esse tipo de site.

Como reconhecer?

É muito fácil reconhecer um site responsivo. Basta acessar através de um celular ou tablet e ver como o conteúdo é apresentado. Se ficar com as letras miúdas ou tiver que dar zoom para navegar, é sinal de que o conteúdo não foi adaptado. O Google também disponibiliza uma ferramenta online que verifica se o site é adaptado para dispositivos móveis e incentiva o uso de um design responsivo.

A versão para computadores do site pode ser difícil de ver e usar em um dispositivo móvel. As versões não compatíveis com dispositivos móveis exigem que o usuário faça gesto de pinça ou aumente o zoom para ler o conteúdo. Os usuários consideram isso uma experiência frustrante, e é provável que abandonem o site. Por outro lado, a versão compatível com dispositivos móveis é fácil de ler e pode ser usada imediatamente.

Nos Estados Unidos, 94% das pessoas com smartphones procuram informações locais nos seus telefones. Curiosamente, 77% das pesquisas em dispositivos móveis ocorrem em casa ou no trabalho, lugares onde provavelmente há computadores.

No Brasil, cerca de 42,5 milhões de brasileiros acessam a internet usando celulares. Esta massa que busca uma informação através do seu dispositivo móvel possui uma necessidade extrema em obter a informação de forma rápida e que seja de fácil leitura no dispositivo que segura em mãos.  Os dispositivos móveis são essenciais para seus negócios e continuarão a ser, não importa se você tem um blog sobre seu time de esportes favorito, trabalha no website do teatro da sua comunidade ou vende produtos a possíveis clientes.  

Garanta uma boa experiência aos visitantes que acessarem seu site em dispositivos móveis.

Vamos atualizar o seu site?

Deixe-nos usar nossa experiência a seu favor, peça um orçamento e entraremos em contato com a melhor proposta para sua empresa.